IBÊJIS
Conhecido na Umbanda como Cosme e Damião e, erradamente identificado nos Candomblés como Erês, Ibeji é na realidade a divindade gêmea da vida - uma dualidade de existência que proporciona aos seus filhos certas vantagens em relação aos demais orixás. Chamado de Ibeji na nação Ketú ou Yorubá e Tobossi no Gege Vodú, esse orixá-Vodun se identifica no aspecto masculino como Tossé e no feminino como Tossá. Geralmente proporcionam aos seus filhos, famílias extensas ou o aparecimento de filhos gêmeos. Na Nação Angola, Ibeji é conhecido como Vounge Mona Ame.

O HOMEM DE IBÊJIS
O amor para o filho de Ibeji, só faz sentido se for uma experiência alegre e bonita. Principalmente alegre, porque, como é uma pessoa de bom astral, adora fazer tudo na brincadeira. É um ótimo companheiro, sempre disposto a agradar e fazer surpresas. Ela, por sua vez, para conquistá-lo terá que estimular constantemente sua criatividade. Parceiro certo para realizar uma mulher em todos os sentidos, o homem de Ibeji ainda tem a qualidade de não ser possessivo. Só que para conquistá-lo será preciso vencer sua enorme desconfiança, porque morre de medo de se machucar.

A MULHER DE IBÊJIS
Pra ela, não há a menor dificuldade de conquistar quem quer que seja. Primeiro porque costuma ser fisicamente muito atraente. Depois, porque é naturalmente extrovertida, o que a coloca em destaque. Nunca espere que ela aceite com naturalidade a rotina, seja ela sentimental, social ou sexual. Não faz parte do seu temperamento, sempre ávido por novidades. Volúvel? Sim, como uma menina de 16 anos descobrindo o Mundo. Sexualmente inovadora, está sempre disposta a testar as mais variadas práticas eróticas, mas deixa bem claro para o parceiro que o amor, para ela, é sexo mas também integração mental e um jogo permanente de conquista. Espontânea e natural em assuntos do coração, não é possessiva e detesta ciúmes.

DIA: Segunda-Feira
NÚMERO: 02
CÔRES: Variadas
COMIDA: Caruru, frutas variadas ou mistura de 2 doces colocados em matos e jardins
SAUDAÇÃO: Bêji Eró
DOMÍNIO: Tudo que diz respeito às crianças

Voltar